quinta-feira, 31 de julho de 2014

Caderno II - Contribuam somando ideias!
Jovem como "sujeito" do processo de Ensino. Aguardo comentários e associação de novas ideias....
O JOVEM DO ENSINO MÉDIO/ESCOLA
O período da juventude é observado especialmente pelas mudanças físicas, psicológicas( de comportamento) e da necessidade do jovem  inserir-se na sociedade. Nesta fase ele precisa “se sentir parte do mundo adulto” ao tempo que ainda sente necessidade de brincar, receber instruções(regras-embora mostre rebeldia ao serem impostas ele sente “o olhar do adulto a lhe cuidar”), adora ser percebido e principalmente emite   livremente opiniões sem ter clareza delas. Neste momento de impulso, ao emitir livremente seus pensamentos é que em geral os conflitos acontecem. Portanto, é preciso que o professor”adulto” da relação saiba emitir pareceres claros e consistentes, afim de mostrar aos jovens a importância da reflexão e do julgamento adequado as diversas situações que se apresentam, principalmente no cotidiano escolar.
Esse diálogo, será capaz de promover a empatia em especial do aluno sobre o professor e acima de tudo dará subsídios para que o aluno, “jovem” possa projetar-se de maneira saudável tanto sob seu desenvolvimento físico, que incluem o respeito ao seu corpo tanto das relações sexuais como do uso de “drogas”; quanto do seu desenvolvimento psicológico passando a tomar atitudes “corretas”, previamente pensadas, resolvendo seus conflitos intelectuais e projetando objetivos de vida claros na busca de sua identidade dentro da sociedade.
Os professores, profissionais do Ensino Médio, precisam ter claro sua importância na vida dos jovens, assumindo esse compromisso diante deles. Logo, para se relacionar de modo positivo com os jovens é preciso ter claro conceitos básicos de “certo e errado”, saber justificar porque das “coisas” e ter humildade para “conhecê-los”.
Por que teria que o professor se desdobrar em explicar o conceitos das “coisas” e doar seu tempo para conhecer o jovem do Ensino Médio?Se sua função é basicamente ensinar conteúdos referentes a sua disciplina!?
Os conteúdos de sua disciplina são fundamentais sim, no crescimento intelectual do jovem e é obrigação da escola oportunizar que eles sejam aprendidos. Porém, é necessário que o professor assim como todo o corpo docente, perceba que a escola em todos os níveis de ensino e não poderia deixar de ser no Ensino Médio, só é possível se tiver o sujeito da aprendizagem “O ALUNO”. Diante disso, precisamos compreender a importância deles para nossa “vida” enquanto professor e o quanto podemos nos fazer especiais para as vidas de nossos alunos. Para isso, precisamos apenas por em prática o que escolhemos como profissão e termos “inteligência emocional” para lidarmos com nossos jovens.

    
Propondo troca  de ideias....
A partir da leitura do caderno 01, que nos reporta ao processo  histórico do Ensino Médio pontue...

Na sua opinião quais os principais desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
Muito bons os vídeos desse site:
http://www.emdialogo.uff.br/

Projeto de vida | Portal EMDiálogo - Ensino Médio em Diálogo/Sugestão do caderno II

Projeto de vida | Portal EMDiálogo - Ensino Médio em Diálogo

Uma escola entre redes sociais/Citado no caderno II - Mais próximo da nossa realidade

Publicado em 01/04/2014
O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schoert, localizado na Região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foram entrevistados professores e estudantes de todos os turnos, que revelaram dinâmicas e conteúdos dos relacionamentos gerados pelo uso das redes sociais, com destaque para o Facebook.


Com as redes sociais e "os professores interagindo com a gente, eles podem ver como a gente pensa, e a gente pode ver como os professores pensam". Com esta frase uma estudante definiu o significado das redes sociais para o relacionamento entre professores e alunos, expandindo essa interação para além dos muros da escola e dos papéis convencionais que esses sujeitos ocupam no espaço escolar.



O documentário é um dos resultados da pesquisa Redes Sociais na Escola realizada pelo Observatório Jovem/UFF e que foi contemplada pelo edital de apoio à escola pública da Faperj.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Bem vindos ao Pacto pela Educação

Professores não precisam ficar "aflitos" vamos realizar a leitura do caderno 01, anotar o que é de relevância para discutirmos e elaborarmos nossos documentos...OK!
Leiam os cadernos do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio:
http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/materiais/8-cadernos