Jovem como "sujeito" do processo de Ensino. Aguardo comentários e associação de novas ideias....
O JOVEM DO ENSINO MÉDIO/ESCOLA
O período da juventude é observado especialmente pelas mudanças físicas, psicológicas( de comportamento) e da necessidade do jovem inserir-se na sociedade. Nesta fase ele precisa “se sentir parte do mundo adulto” ao tempo que ainda sente necessidade de brincar, receber instruções(regras-embora mostre rebeldia ao serem impostas ele sente “o olhar do adulto a lhe cuidar”), adora ser percebido e principalmente emite livremente opiniões sem ter clareza delas. Neste momento de impulso, ao emitir livremente seus pensamentos é que em geral os conflitos acontecem. Portanto, é preciso que o professor”adulto” da relação saiba emitir pareceres claros e consistentes, afim de mostrar aos jovens a importância da reflexão e do julgamento adequado as diversas situações que se apresentam, principalmente no cotidiano escolar.
Esse diálogo, será capaz de promover a empatia em especial do aluno sobre o professor e acima de tudo dará subsídios para que o aluno, “jovem” possa projetar-se de maneira saudável tanto sob seu desenvolvimento físico, que incluem o respeito ao seu corpo tanto das relações sexuais como do uso de “drogas”; quanto do seu desenvolvimento psicológico passando a tomar atitudes “corretas”, previamente pensadas, resolvendo seus conflitos intelectuais e projetando objetivos de vida claros na busca de sua identidade dentro da sociedade.
Os professores, profissionais do Ensino Médio, precisam ter claro sua importância na vida dos jovens, assumindo esse compromisso diante deles. Logo, para se relacionar de modo positivo com os jovens é preciso ter claro conceitos básicos de “certo e errado”, saber justificar porque das “coisas” e ter humildade para “conhecê-los”.
Por que teria que o professor se desdobrar em explicar o conceitos das “coisas” e doar seu tempo para conhecer o jovem do Ensino Médio?Se sua função é basicamente ensinar conteúdos referentes a sua disciplina!?
Os conteúdos de sua disciplina são fundamentais sim, no crescimento intelectual do jovem e é obrigação da escola oportunizar que eles sejam aprendidos. Porém, é necessário que o professor assim como todo o corpo docente, perceba que a escola em todos os níveis de ensino e não poderia deixar de ser no Ensino Médio, só é possível se tiver o sujeito da aprendizagem “O ALUNO”. Diante disso, precisamos compreender a importância deles para nossa “vida” enquanto professor e o quanto podemos nos fazer especiais para as vidas de nossos alunos. Para isso, precisamos apenas por em prática o que escolhemos como profissão e termos “inteligência emocional” para lidarmos com nossos jovens.
Urge um trabalho com família, gestores escolares e professores para que façamos com que nossas alunos iniciem e concluam o Ensino Médio, mas de forma que, ao concluirem estejam aptos para enfrentar o mundo lá fora, com discernimento suficiente para saber o que é certo, o que é errado, o que fará dele Gente..DE VERDADE
ResponderExcluirConvém citar que de acordo com as leituras deste caderno, não acredito que deva haver mais uma Bolsa para que o jovem venha e permaneça na escola, pagar para que estudem ???? este não é o caminho. Porém uma escola que tenha atrativos e competência para mantê-lo até a conclusão. Estrutura física adequada, professores preparados e valorizados. Reformulação urgente também na preparação dos professores pelas Universidades. As Licenciaturas hoje, tornou-se o Curso Superior mais acessível ( quando não é de graça) então, perde-se em VOCAÇÃO...e ouve-se "sou professor por ser o curso que consegui fazer"...Professor tem que gostar de criança, tem que gostar de aluno, tem que amar o que faz, tem que ganhar bem para não precisar ter uma carga horária de 60 horas em sala para ter uma vida um pouco mais digna..( se é que R$ 2.000,00 ou 3.000,000) no mês oportuniza uma vida digna?????? É preciso mudanças, mas tem que haver muitas delas, para então dizermos nosso país hoje tem um Sistema Educacional ...fazem 30 anos que sonho com uma educação diferente..hoje já acho que são utopias.
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