Bom dia!
Postando texto da Professora Sônia!
O sentido e significado da escola
para os jovens
- Adesão e motivação ligado a realidade em que
vive. Filhos de pais escolarizados ou da classe popular pensam diferente
em relação à escola, porém na classe popular àqueles que tendem ao
interesse muitas vezes foram levados por relacionamentos ou ainda os
projetos socais que tbe influenciam.
- Alguns jovens estudantes aderem à escola pela
imposição da sociedade, por um futuro melhor e promissor, coma certeza de
que a escola lhes garantirá isso.
- Outros ainda valorizam-na por acharem que a
escola ensina para a vida, é ali que encontram amigos, criam novos
relacionamentos, têm a instituição como abrigo protetor, que não encontram
em casa.
- Os jovens na escola interagem, firmam
amizades=sociabilidade, algo que jamais pode ser visto como um problema.
- Isto gera a interação, o diálogo, a organização
autônoma e a produção coletiva..
- Os termos jovens e estudantes não são
incompatíveis.
- A tarefa da escola é construir um vínculo entre a
identidade juvenil e a experiência de ser aluno.
- Eles demandam uma escola que dê sentido para a
sua vida, então que contribua para o entendimento desta realidade que o
cerca, do seu cotidiano.
- Criar espaços de conversação entre os jovens para
que entendam e aprendam sobre a importância da escola na sua trajetória de
vida.
- Professor, papel de mediador entre ser jovem e
ser estudante. Assim, isso nos remete a uma inserção no mundo juvenil,
estar próximo dele e se deixar ouvir....Na relação professor/aluno está o coração
da docência.
RAZÕES DA PERMANÊNCIA E DO ABANDONO ESCOLAR
- Estudantes assumem a responsabilidade por seu
fracasso escolar, problemas internos, falta de infraestrutura, relação
professor/aluno, escola chata, desinteresse do aluno, culpa dos
professores, ( não citam trabalho, emprego)
- Questionam. Será que este desinteresse não está
na dificuldade que encontram em atribuir um sentido à escola?
- Deve-se combinar estas condições: apoio familiar,
relações estabelecidas com professor, sociabilidade, engajar-se na rotina
escolar, possibilidade de dedicar-se aos estudos, condições financeiras,
certificados, ter projetos pessoais.
AUTORIDADE DO PROFESSOR E DISCIPLINA
- Violência na escola = hoje faz parte do seu
cotidiano.
- Indisciplina = agitação, gritaria, falta de
respeito, falta de concentração, burburinhos, mentiras, manipulações. =
Altera expectativas do que seria uma ESCOLA REAL. O QUE FAZER?
- Violência: Ataca a Lei...lesões, extorsão, tráfico
de drogas, insultos graves.
- Transgressão: Comportamento contrário ao
regulamento interno.
- Absenteísmo: não realizar trabalhos escolares,
falta de respeito.
- Incivilidade: contradiz as regras da boa
convivência: desordem, empurrões, grosserias..
- Proposta – Construir regras com os estudantes o
que representa estabelecer parâmetros para que professores e escola tenham
procedimentos adequados para situações específicas. = Escola justa.
- Escola não é local só de aprendizagem e social,
de vivência, de convivência.
- Alunos hoje reclamam que não participam da
elaboração de regras.. e que não são aplicadas para todos, quem as define
são os professores. ...Justo ou injusto? (QUE SÓ OS VEEM PELA ÓTICA ALUNO)
- Professor = preocupa-se só com sua disciplina,
hora-aula, exposição de conteúdo, avaliação = dinâmica em que o processo
se perde.
- Para os alunos isso é mesmice, monótono,
repetitivo, o que leva a indisciplina.
- Idealizamos o jovem que queremos e não
reconhecemos o jovem que temos, isto é criar uma abstração que violenta o
juvenil e cria dificuldades de relacionamento, assim como enxerga-lo sob a
ótica da negatividade.
Sônia Mara Viero
Nenhum comentário:
Postar um comentário