segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bom dia!
Postando texto da Professora Sônia!
O sentido e significado da escola para os jovens
  • Adesão e motivação ligado a realidade em que vive. Filhos de pais escolarizados ou da classe popular pensam diferente em relação à escola, porém na classe popular àqueles que tendem ao interesse muitas vezes foram levados por relacionamentos ou ainda os projetos socais que tbe influenciam.
  • Alguns jovens estudantes aderem à escola pela imposição da sociedade, por um futuro melhor e promissor, coma certeza de que a escola lhes garantirá isso.
  • Outros ainda valorizam-na por acharem que a escola ensina para a vida, é ali que encontram amigos, criam novos relacionamentos, têm a instituição como abrigo protetor, que não encontram em casa.
  • Os jovens na escola interagem, firmam amizades=sociabilidade, algo que jamais pode ser visto como um problema.
  • Isto gera a interação, o diálogo, a organização autônoma e a produção coletiva..
  • Os termos jovens e estudantes não são incompatíveis.
  • A tarefa da escola é construir um vínculo entre a identidade juvenil e a experiência de ser aluno.
  • Eles demandam uma escola que dê sentido para a sua vida, então que contribua para o entendimento desta realidade que o cerca, do seu cotidiano.
  • Criar espaços de conversação entre os jovens para que entendam e aprendam sobre a importância da escola na sua trajetória de vida.
  • Professor, papel de mediador entre ser jovem e ser estudante. Assim, isso nos remete a uma inserção no mundo juvenil, estar próximo dele e se deixar ouvir....Na relação professor/aluno está o coração da docência.

RAZÕES DA PERMANÊNCIA E DO ABANDONO ESCOLAR
  • Estudantes assumem a responsabilidade por seu fracasso escolar, problemas internos, falta de infraestrutura, relação professor/aluno, escola chata, desinteresse do aluno, culpa dos professores, ( não citam trabalho, emprego)
  • Questionam. Será que este desinteresse não está na dificuldade que encontram em atribuir um sentido à escola?
  • Deve-se combinar estas condições: apoio familiar, relações estabelecidas com professor, sociabilidade, engajar-se na rotina escolar, possibilidade de dedicar-se aos estudos, condições financeiras, certificados, ter projetos pessoais.

AUTORIDADE DO PROFESSOR E DISCIPLINA
  • Violência na escola = hoje faz parte do seu cotidiano.
  • Indisciplina = agitação, gritaria, falta de respeito, falta de concentração, burburinhos, mentiras, manipulações. = Altera expectativas do que seria uma ESCOLA REAL.  O QUE FAZER?
  • Violência: Ataca a Lei...lesões, extorsão, tráfico de drogas, insultos graves.
  • Transgressão: Comportamento contrário ao regulamento interno.
  • Absenteísmo: não realizar trabalhos escolares, falta de respeito.
  • Incivilidade: contradiz as regras da boa convivência: desordem, empurrões, grosserias..
  • Proposta – Construir regras com os estudantes o que representa estabelecer parâmetros para que professores e escola tenham procedimentos adequados para situações específicas. = Escola justa.
  • Escola não é local só de aprendizagem e social, de vivência, de convivência.
  • Alunos hoje reclamam que não participam da elaboração de regras.. e que não são aplicadas para todos, quem as define são os professores. ...Justo ou injusto? (QUE SÓ OS VEEM PELA ÓTICA ALUNO)
  • Professor = preocupa-se só com sua disciplina, hora-aula, exposição de conteúdo, avaliação = dinâmica em que o processo se perde.
  • Para os alunos isso é mesmice, monótono, repetitivo, o que leva a indisciplina.
  • Idealizamos o jovem que queremos e não reconhecemos o jovem que temos, isto é criar uma abstração que violenta o juvenil e cria dificuldades de relacionamento, assim como enxerga-lo sob a ótica da negatividade.

Sônia Mara Viero

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