Texto Professora Catarina
Minks – CADERNO II
Qual a relação do jovem com a
escola e com sua formação?
A
participação do jovem é importante para seu processo de formação, envolve
a
formação teórica e a prática de valores com aprendizagem de conteúdos
reais,
formulação de regras e ainda propicia o exercício da democracia.
Mas aí
fica a pergunta: Os princípios da participação são postos em
prática
nas escolas de hoje? Ou tudo é imposto? Até que ponto nossos alunos
e até
mesmo nós, professores, conseguimos diferenciar os limites da
liberdade
de opinião sem ultrapassar o direito do outro?
Os
alunos ao participarem como representantes de turma, membros de
associações
e colegiados conseguem vivenciar atitudes de valoração
democrática
? São respeitados como membros ativos e atuantes? A noção de
participação
é ampla e diversa e não pode ser confundida. Por isso,
oferecer
vaga de membro em associações não é garantia de participação.
É
preciso desenvolver situações de participação que levem a reflexão, ao
diálogo
aberto, a formulação conjunta de regras, que se busque consultar
opiniões
, que propicie poder de opinar acerca de acontecimentos da
escola...
O
engajamento participativo estimula novas aprendizagens melhorando a
escrita
e a capacidade argumentativa e isso pode contribuir com o
desenvolver
de habilidades discursivas, de liderança, de convivência, de
respeito
às diferenças....
Catarina Minks
Para que o professor possa atuar de maneira a possibilitar a participação do aluno na tomada de decisões dentro dos conteúdos a serem trabalhados, das regras é necessário que o professor seja conhecedor de sua disciplina, que "ele", o professor seja capaz de reconhecer como ela interfere no mundo ao qual o "jovem" se insere e ter clareza do que é "certo" e "errado" podendo argumentar sua própria visão de mundo!
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