quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Texto Professora Catarina Minks – CADERNO II
Qual a relação do jovem com a escola e com sua formação?

A participação do jovem é importante para seu processo de formação, envolve
a formação teórica e a prática de valores com aprendizagem de conteúdos
 reais, formulação de regras e ainda propicia o exercício da democracia.
Mas aí fica a pergunta:  Os princípios da participação são postos em
prática nas escolas de hoje? Ou tudo é imposto? Até que ponto nossos alunos
e até mesmo nós, professores, conseguimos diferenciar os limites da
liberdade de opinião sem ultrapassar o direito do outro?

Os alunos ao participarem como representantes de turma, membros de
associações e colegiados conseguem vivenciar  atitudes de valoração
democrática ? São respeitados como  membros ativos e atuantes?  A noção de
participação é ampla e diversa e não pode ser confundida. Por isso,
oferecer vaga de membro em associações não é garantia de participação.

É preciso desenvolver situações  de participação que levem a reflexão, ao
diálogo aberto, a formulação conjunta de regras, que se busque consultar
opiniões , que propicie poder de opinar acerca de acontecimentos da
escola...

O engajamento participativo estimula novas aprendizagens melhorando a
escrita e a capacidade argumentativa e isso pode contribuir com o
desenvolver de habilidades discursivas, de liderança, de convivência, de
respeito às diferenças....


Catarina Minks

Um comentário:

  1. Para que o professor possa atuar de maneira a possibilitar a participação do aluno na tomada de decisões dentro dos conteúdos a serem trabalhados, das regras é necessário que o professor seja conhecedor de sua disciplina, que "ele", o professor seja capaz de reconhecer como ela interfere no mundo ao qual o "jovem" se insere e ter clareza do que é "certo" e "errado" podendo argumentar sua própria visão de mundo!

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