quinta-feira, 23 de julho de 2015
Discussões da Reunião Pedagógica
“A sala de aula é um complexo, é um mundo, é a alma da escola. É onde as coisas acontecem ou não. Celso Vasconcellos”
A sala de aula é o espaço mais importante da escola. Por isso é importante gerir de modo significativo esse espaço.
É preciso agir de forma coesa e responsável nossas aulas, pois a imagem da escola é a “cara” das tuas aulas.
É preciso saber ouvir para poder planejar nossas ações para atingir nossos objetivos.
As relações interpessoais são muito importantes quando nos reportamos aos alunos diante das dificuldades de aprendizagem e da indisciplina. Fitar o olhar do aluno é a melhor maneira de chamar o aluno para minha direção.
Chamar aluno para as propostas pedagógicas usando não só da autoridade e sim do conhecimento. e da maturidade.
É preciso que o professor tenha competência de realizar relações interpessoais de modo a gerir a sala de aula de modo positivo e competente.
Precisamos atribuir sentido a escola e as nossas ações em sala de aula.Precisamos ser coerentes no nosso modo de falar, escrever e agir.
Nossos alunos deveriam vir de casa munidos da “educação básica”, atribuídas a ele nas relações familiares. No entanto, não é assim que isso acontece. Logo, o papel do professor deve ser o “ativador” do desejo de aprender e da coletividade.
O aluno precisa:
Querer Agir Pensar
O professor deve:
Mobilizar a turma
Traçar estratégias
Verificar se os alunos podem expressar o que aprendeu
A avaliação deve ser vista de forma processual de maneira que avalie o crescimento do meu aluno, mas especial para avaliar a prática pedagógica do profissional “professor”.
Nas avaliações devemos saber elaborar as perguntas.Estamos questionando os nossos alunos e não a nós mesmos.
O professor deve sondar, diagnosticar a turma para saber o que eles já sabem e o que ainda precisam saber. Deste modo, o professor poderá traçar metas, objetivos…
Quando as coisas não derem certos durante o processo devemos rever o processo, avaliar erros e acertos e buscar adequar nossas práticas de ensino de modo a sanar as dificuldades. Tenha claro...NÃO É HORA DE DESISTIR...MAS DE REFAZER AS FORÇAS E BUSCAR RESPOSTAS PARA AS DIFICULDADES ENCONTRADAS.
Devemos nos concentrar em especial nas pessoas que aceitam mudanças. Pouco a pouco resgate todos que puder durante sua caminhada.
ATP Lydia da Rocha
EEB CARLOS CHAGAS
PALESTRANTE CLEODI C. A. Fabrin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário