terça-feira, 24 de março de 2015

CIÊNCIAS HUMANAS COMO PROJETO PEDAGÓGICO
Envolve as áreas: História, Geografia, Filosofia, Sociologia > HUMANIDADE > Um repensar da história.
Construir desta forma, práticas pedagógicas de natureza interdisciplinar > EDUCAÇÃO Integrada.
Paídeia > Preparar o jovem aristocrático para a vida pessoal, família, social ( de forma religiosa, política e moral), com um preparo extra no físico, música, poesia, dança..... não havia algo voltado ao vocacional.
Ênfase > à sabedoria humana > aplicação à vida de forma virtuosa, pessoal, mas vivendo virtuosamente em sociedade,

Comentário Pessoal:
Imagino hoje os filósofos gregos se revirando em seus túmulos......Sonia.
Ideal, sem sombra de dúvidas, planejar juntos, dialogar, trocar ideias, experiências....mas o planejamento é literalmente isolado, por quê?
Professores sem tempo, com cargas horárias preenchidas com aula excedentes,. em virtude do baixo salário, calendário não prevê dias para estudo coletivo, somente se formos realizá-los em sábados e domingos, já que em nossas horas atividades somos obrigados a nos dedicar a preparar aulas, correções, preencher dados do professor on line etc... Valorização e respeito ao profissional “PROFESSOR” é o que falta, tudo então, seria perfeito.
Acredito ainda, que os professores que atuam em sala de aula, é por que amam o que fazem e na sua grande maioria agem de forma virtuosa e com sabedoria, como os filósofos gregos sugeriam, sabem ler o mundo tenta-se que o aluno também o faça, que reflitam, que questionem para que haja uma vivência melhor em sociedade.
Agora, sabe-se também que o sistema governamental tem isso tudo, muito lindo e perfeito na “teoria”, seres críticos não é seu objetivo. Afirmo isso diante do fato, por exemplo, da pressão, repressão e ameaças que a classe recebe, num país “democrático”, quando vai as ruas lutar por seus direitos, quando alunos querem prestar apoio aos seus professores e então são acuados, barrados, com envolvimento inclusive de Conselhos Tutelares e Polícia Militar ( são de menores não podem fazer isso)...Ai fala-se em educação democrática, autônoma, virtuosa???
Tudo é muito mascarado. Sabemos também da hierarquia a ser respeitada, das leis e isso automaticamente aconteceria se fosse mútuo e recíproco. Vamos falar em respeito, valorização e humanização?
Aí teremos um sistema educacional eficiente....caso contrário é teoria e utopia. ( Sonia Mara Viero – 33 anos de educação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário