CIÊNCIAS HUMANAS COMO PROJETO
PEDAGÓGICO
Envolve as áreas: História,
Geografia, Filosofia, Sociologia > HUMANIDADE > Um repensar da história.
Construir desta forma, práticas
pedagógicas de natureza interdisciplinar > EDUCAÇÃO Integrada.
Paídeia > Preparar o jovem
aristocrático para a vida pessoal, família, social ( de forma religiosa,
política e moral), com um preparo extra no físico, música, poesia, dança.....
não havia algo voltado ao vocacional.
Ênfase > à sabedoria humana
> aplicação à vida de forma virtuosa, pessoal, mas vivendo virtuosamente em
sociedade,
Comentário Pessoal:
Imagino hoje os filósofos gregos se revirando em seus
túmulos......Sonia.
Ideal, sem sombra de dúvidas, planejar juntos, dialogar, trocar
ideias, experiências....mas o planejamento é literalmente isolado, por quê?
Professores sem tempo, com cargas horárias preenchidas com aula
excedentes,. em virtude do baixo salário, calendário não prevê dias para estudo
coletivo, somente se formos realizá-los em sábados e domingos, já que em nossas
horas atividades somos obrigados a nos dedicar a preparar aulas, correções,
preencher dados do professor on line etc... Valorização e respeito ao
profissional “PROFESSOR” é o que falta, tudo então, seria perfeito.
Acredito ainda, que os professores que atuam em sala de aula, é por que
amam o que fazem e na sua grande maioria agem de forma virtuosa e com
sabedoria, como os filósofos gregos sugeriam, sabem ler o mundo tenta-se que o
aluno também o faça, que reflitam, que questionem para que haja uma vivência
melhor em sociedade.
Agora, sabe-se também que o sistema governamental tem isso tudo, muito
lindo e perfeito na “teoria”, seres críticos não é seu objetivo. Afirmo isso
diante do fato, por exemplo, da pressão, repressão e ameaças que a classe recebe,
num país “democrático”, quando vai as ruas lutar por seus direitos, quando
alunos querem prestar apoio aos seus professores e então são acuados, barrados,
com envolvimento inclusive de Conselhos Tutelares e Polícia Militar ( são de
menores não podem fazer isso)...Ai fala-se em educação democrática, autônoma,
virtuosa???
Tudo é muito mascarado. Sabemos também da hierarquia a ser respeitada,
das leis e isso automaticamente aconteceria se fosse mútuo e recíproco. Vamos
falar em respeito, valorização e humanização?
Aí teremos um sistema educacional eficiente....caso contrário é teoria
e utopia. ( Sonia Mara Viero – 33 anos de educação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário