II
COPINHA CARLOS CHAGAS
Interdisciplinaridade na escola.
Escola de Educação Básica Carlos Chagas
Pedagogicoeebcc2012@gmail.com
Ensino Médio
Piratuba/SC
6ª Gered- Concórdia-SC
Catarina Aparecida Vettori Minks - Letras
Claudemar Knecht - História
Cristiane Moreira da Silva Ciências - Biológicas
Josseane Benjamini - Educação Física
Lydia Matilde Freitag da Rocha - Pedagogia
Magrid Auler - Geografia
Márcia Salete Machado de Mello - Informática
Maria Marlena Gauer Ko Freitag - Letras
Sônia Mara Viero - Letras
Susana Stockmann Subtil da Trindade - Arte
Leituras
e vídeos:
Shakira La La La (Brazil 2014) ft Carlinhos Brown
Clipe
Oficial da copa 2014
Coleção Pingo nos Hinos: edição 2009
A História do Hino Nacional Brasileiro, com MARCELO DUARTE
Beautiful Brazil as you've never
seen it
Manifesto
santista pela paz nos estádios
https://www.youtube.com/watch?v=cgEremCn3x0
Os jovens não são meros espectadores deste momento
social e econômico que está sendo gerado pela Copa do Mundo, muito pelo
contrário, eles são parte integrante, e estão vivenciando este momento,
portanto, podem e devem entender e posicionar-se com relação ao presente e o
futuro de seu país. A copa poderá trazer muitos avanços para o Brasil, porém os
problemas vão muito além dos atrasos nas obras dos estádios.
O
futebol, uma das maiores paixões do povo brasileiro, é uma das práticas
culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser
alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de
significações. Em período de copa do
mundo deve-se aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido
às aulas. Para isso realizou-se a II COPINHA CARLOS CHAGAS. Assim, de forma
interdisciplinar se proporcionou o desenvolvimento das múltiplas capacidade dos
educandos, com as seguintes atividades:
Na
disciplina de Educação Física foram organizados
jogos que visaram além da prática esportiva, a integração dos alunos, o
respeito as diferenças o incentivo a saúde.No esporte foram desenvolvidos jogos
de futsal com equipes nomeadas com os
países da Copa, torcidas organizadas, com apresentações artísticas entre
outros.O evento contou com a participação de todos os alunos e professores da
escola.
Uma
pesquisa orientada por meio de uma web aula preparada pela professora de língua
inglesa no site www.webquestfacil.com.br foi uma proposta desafiadora para os
alunos do ensino médio. Na sala de informática da escola os alunos foram
divididos em grupos e a cada integrante do grupo (que devia liderar a equipe no
momento de sua etapa no trabalho) foi dada parte da tarefa que ia da pesquisa
em sites orientados até a montagem dos slides em power point e culminava com a
apresentação para as demais séries.
Cada
grupo de trabalho pesquisou o assunto distribuído a seu grupo em sala e criou
apresentação de power point contendo um parágrafo explicativo em inglês e uma
ilustração de cada tópico. A proposta foi assim distribuída:
Como
tarefa comum aos grupos foi solicitado que se imaginasse sendo um guia
turístico, cujo objetivo seria receber estrangeiros que chegassem ao Brasil
para assistir aos jogos da copa e a partir dessa ideia fosse elaborada uma
apresentação de slides com as seguintes informações: Moeda usada no Brasil,
cidades que sediam os jogos e pontos turísticos.
Em física observou-se Aspectos presentes na Copa do Mundo — dos
jogadores aos espectadores — e sua íntima relação com a tecnologia e o
desenvolvimento tecnológico.
Houve
uma discussão inicial e levantamento de conhecimentos prévios a respeito do
tema: “Física na Copa? Em quais aspectos da Copa do Mundo de Futebol a Física
pode ser identificada?”.— algumas respostas foram coerentes, outras nem tanto,
com base nos conhecimentos já desenvolvidos acerca da presença de tecnologia
nos jogos de futebol, com referência a conceitos físicos. Obteve-se um registro
inicial da discussão, que foi arquivado para posterior comparação ao final do
desenvolvimento do projeto. Isso permitiu aos alunos perceber, mesmo de forma
subliminar, seu desenvolvimento ao longo do trabalho.
Na disciplina de Arte foram confeccionadas
maquetes dos campos de futebol onde aconteceram os jogos da Copa, onde os
alunos pontuaram com precisão detalhes e características dos mesmos. Também com material alternativo confeccionaram
réplicas da Taça da copa. Com intuito de decorar o ambiente escolar, os alunos
através da técnica da origami fizeram TSURU com as cores da bandeira do Brasil,
criando móbiles que foram distribuídos nos corredores da escola.
Nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e de Sociologia fizeram o estudo hino
nacional brasileiro com o objetivo de valorizar e tornar significativo
cantá-lo.
A partir do
estudo do vocabulário contido no Hino Nacional Brasileiro foi possível
constatar o aproveitamento do trabalho diante das reflexões feitas pelos
alunos.
Em
História foram feitas pesquisas sobre a cultura de cada país participante da
Copa do Mundo 2014, além dos aspectos relacionados com a participação de cada
um nas edições das copas do Mundo.
Divididos em grupos os alunos deveriam pontuar
os seguintes aspectos: população, língua oficial, moeda oficial,
regime político, economia, aspectos religiosos e étnicos, aspectos históricos
marcantes, participação nas copas mundiais, craques e aspectos “hilários” com relação
à participação nas copas, imagens de pontos históricos e turísticos dos países
pesquisados.
O evento é a chance de trazer o
estudo da geografia para o dia a dia em sala de aula e também para discutir
pontos nevrálgicos com relação ao investimento de políticas públicas no País.
Em Geografia foi desenvolvido o estudo dos aspectos geográficos
das regiões brasileiras e principais características dos países participantes
da copa, como: identificar e localizar os países das seleções
participantes da copa, bem como algumas de suas características geográficas,
social, política e econômica; apontar a importância da copa para a promoção do
Brasil no exterior; identificar as
cidades sedes, seus estádios e suas características geográficas; construir
junto com o aluno uma percepção crítica sobre a Copa de 2014 no Brasil; citar aquilo que a exemplo de outros mundiais
ocorreu de prejuízo para a nação, tanto do ponto de vista social quanto
econômico.
Foram
abordados ainda características dos estados e das cidades sedes, tais suas histórias, bacias hidrográficas, culturas, curiosidades
e, claro, os estádios, principais palcos do grandioso evento.O que possibilitou
ao educando a possibilidade de conhecer
alguns aspectos gerais sobre os países que participaram do evento.
As atividades interdisciplinares e jogos foram desenvolvidos buscando
integrar e socializar os alunos de modo que repudiem a discriminação por
diferenças de raça, idade, religião, classe social, violência e má conduta.
Havendo respeito as regras e aos envolvidos, bem como a aceitação de que não se
vence sempre, mas que é com a derrota que podemos extrair novas estratégias.
Todos os
alunos se envolveram no trabalho proposto transformando o assunto num grande
aprendizado pois puderam conhecer a
história e a magia que envolve uma copa e ao mesmo tempo perceber que não
podemos usar esses momentos para mascarar os problemas da nação.
REFERENCIAS
CADERNOS
DA PRIMEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/revista-nova-escola-indice-fevereiro-2014-773203.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/copa-mundo-2014-suas-aulas-viram-show-bola-futebol-brasil-779497.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-parte-reportagem-capa-copa-mundo-427101.shtml
http://www.fifa.com/portuguese-language-message.html
www.copa2014.gov.br/noticia/conheca-os-detalhes-das-32-selecoes-participantes-da-copa-do-mundo-2014
http://www.hinodobrasil.com.br/
Secco, Patrícia Engel; JUCA BRASILEIRO
E O HINO NACIONAL (12 ed.).Ed Melhoramentos
www.portal2014.org.br
www.suapesquisa.com/copa/copa_pontos_positivos_negativos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário