terça-feira, 24 de março de 2015


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS CHAGAS
II COPINHA CARLOS CHAGAS
Interdisciplinaridade na Escola[1]

Catarina Aparecida Vettori Minks -  Letras
Claudemar Knecht  - História
Cristiane Moreira da Silva Ciências -  Biológicas
Josseane Benjamini -  Educação Física
Lydia Matilde Freitag da Rocha -  Pedagogia
Magrid Auler - Geografia
Márcia Salete Machado de Mello -  Informática
Maria Marlena Gauer Ko Freitag - Letras
Sônia Mara Viero - Letras
Susana Stockmann Subtil da Trindade - Arte

Leituras e vídeos:
§  Shakira   La La La (Brazil 2014) ft Carlinhos Brown
§  Clipe Oficial da copa 2014
§  Coleção Pingo nos Hinos: edição 2009
§  A História do Hino Nacional Brasileiro, com MARCELO DUARTE
§  Beautiful Brazil as you've never seen it
§  Manifesto santista pela paz nos estádios
§  https://www.youtube.com/watch?v=cgEremCn3x0


Os jovens não são meros espectadores deste momento social e econômico que está sendo gerado pela Copa do Mundo, muito pelo contrário, eles são parte integrante, e estão vivenciando este momento, portanto, podem e devem entender e posicionar-se com relação ao presente e o futuro de seu país. A copa poderá trazer muitos avanços para o Brasil, porém os problemas vão muito além dos atrasos nas obras dos estádios. 
O futebol, uma das maiores paixões do povo brasileiro, é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. Em  período de copa do mundo deve-se aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas. Para isso realizou-se a II COPINHA CARLOS CHAGAS. Assim, de forma interdisciplinar se proporcionou o desenvolvimento das múltiplas capacidade dos educandos, com as seguintes atividades:
Na disciplina de Educação Física foram organizados  jogos que visaram além da prática esportiva, a integração dos alunos, o respeito as diferenças o incentivo a saúde.No esporte foram desenvolvidos jogos de futsal com equipes nomeadas com  os países da Copa, torcidas organizadas, com apresentações artísticas entre outros.O evento contou com a participação de todos os alunos e professores da escola.

Foto: Atividades EEBCC
Fonte: Arquivo da Unidade Escolar.


Uma pesquisa orientada por meio de uma web aula preparada pela professora de língua inglesa no site www.webquestfacil.com.br foi uma proposta desafiadora para os alunos do ensino médio. Na sala de informática da escola os alunos foram divididos em grupos e a cada integrante do grupo (que devia liderar a equipe no momento de sua etapa no trabalho) foi dada parte da tarefa que ia da pesquisa em sites orientados até a montagem dos slides em power point e culminava com a apresentação para as demais séries.
Cada grupo de trabalho pesquisou o assunto distribuído a seu grupo em sala e criou apresentação de power point contendo um parágrafo explicativo em inglês e uma ilustração de cada tópico. A proposta foi assim distribuída:
Como tarefa comum aos grupos foi solicitado que se imaginasse sendo um guia turístico, cujo objetivo seria receber estrangeiros que chegassem ao Brasil para assistir aos jogos da copa e a partir dessa ideia fosse elaborada uma apresentação de slides com as seguintes informações: Moeda usada no Brasil, cidades que sediam os jogos e pontos turísticos.    
Em física observou-se Aspectos presentes na Copa do Mundo — dos jogadores aos espectadores — e sua íntima relação com a tecnologia e o desenvolvimento tecnológico.
Houve uma discussão inicial e levantamento de conhecimentos prévios a respeito do tema: “Física na Copa? Em quais aspectos da Copa do Mundo de Futebol a Física pode ser identificada?”.— algumas respostas foram coerentes, outras nem tanto, com base nos conhecimentos já desenvolvidos acerca da presença de tecnologia nos jogos de futebol, com referência a conceitos físicos. Obteve-se um registro inicial da discussão, que foi arquivado para posterior comparação ao final do desenvolvimento do projeto. Isso permitiu aos alunos perceber, mesmo de forma subliminar, seu desenvolvimento ao longo do trabalho.
Na disciplina de Arte foram confeccionadas maquetes dos campos de futebol onde aconteceram os jogos da Copa, onde os alunos pontuaram com precisão detalhes e características dos mesmos.  Também com material alternativo confeccionaram réplicas da Taça da copa. Com intuito de decorar o ambiente escolar, os alunos através da técnica da origami fizeram TSURU com as cores da bandeira do Brasil, criando móbiles que foram distribuídos nos corredores da escola.
 Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e de Sociologia fizeram o estudo   hino nacional brasileiro com o objetivo de valorizar e tornar significativo cantá-lo.
  A partir do estudo do vocabulário contido no Hino Nacional Brasileiro foi possível constatar o aproveitamento do trabalho diante das reflexões feitas pelos alunos.
Em História foram feitas pesquisas sobre a cultura de cada país participante da Copa do Mundo 2014, além dos aspectos relacionados com a participação de cada um nas edições das copas do Mundo.
 Divididos em grupos os alunos deveriam pontuar os seguintes aspectos:   população, língua oficial, moeda oficial, regime político, economia, aspectos religiosos e étnicos, aspectos históricos marcantes, participação nas copas mundiais, craques e aspectos “hilários” com relação à participação nas copas, imagens de pontos históricos e turísticos dos países pesquisados.
                        O evento é a chance de trazer o estudo da geografia para o dia a dia em sala de aula e também para discutir pontos nevrálgicos com relação ao investimento de políticas públicas no País.            
            Em Geografia foi desenvolvido o estudo dos aspectos geográficos das regiões brasileiras e principais características dos países participantes da copa, como: identificar e localizar os países das seleções participantes da copa, bem como algumas de suas características geográficas, social, política e econômica; apontar a importância da copa para a promoção do Brasil no exterior;  identificar as cidades sedes, seus estádios e suas características geográficas; construir junto com o aluno uma percepção crítica sobre a Copa de 2014 no Brasil;  citar aquilo que a exemplo de outros mundiais ocorreu de prejuízo para a nação, tanto do ponto de vista social quanto econômico.
Foto: ATIVIDADES EEBCC
Fonte: Arquivo da Unidade Escolar.

  Foram abordados ainda características dos estados e das cidades sedes, tais  suas histórias,  bacias hidrográficas, culturas, curiosidades e, claro, os estádios, principais palcos do grandioso evento.O que possibilitou ao educando a possibilidade  de conhecer alguns aspectos gerais sobre os países que participaram do evento.
            As atividades interdisciplinares e jogos foram desenvolvidos buscando integrar e socializar os alunos de modo que repudiem a discriminação por diferenças de raça, idade, religião, classe social, violência e má conduta. Havendo respeito as regras e aos envolvidos, bem como a aceitação de que não se vence sempre, mas que é com a derrota que podemos extrair novas estratégias. Todos os alunos se envolveram no trabalho proposto transformando o assunto num grande aprendizado pois  puderam conhecer a história e a magia que envolve uma copa e ao mesmo tempo perceber que não podemos usar esses momentos para mascarar os problemas da nação.       
REFERENCIAS
CADERNOS DA PRIMEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
http://www.hinodobrasil.com.br/  
Secco, Patrícia Engel; JUCA BRASILEIRO E O HINO NACIONAL (12 ed.).Ed Melhoramentos
 www.portal2014.org.br



[1] Experiência realizada  na Escola de Educação Básica Carlos Chagas, localizada no município de Piratuba, pertencente a  Gerência Regional de Educação de Concórdia/SC. E-mail: pedagogicoeebcc2012@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário