Reflexão da Professora Josseane Benjamini - CadernoII - DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO
Quadro geral do ensino médio: o que nos dizem os indicadores sociais
Atualmente nas escolas de ensino médio em nosso país ( e também Ensino Fundamental) é possível perceber facilmente a permanência da desigualdade social e cultural, fruto da própria sociedade inserida.
Para tanto temos que aceitar que ao se tratar da universalização dessa etapa como meta a ser alcançada numa sociedade justa e igualitária ou, o mínimo, menos desigual, há que se considerar a diversificação e a desigualdade da oferta correspondente a essa etapa educacional que está na fase final da Educação Básica.
Assim sendo nos remetemos a pensar o quão importante é o papel do professor papel diariamente com a qualidade do trabalho a ser desenvolvido com os alunos do ensino médio. Logo, é possível verificar a desigualdade cultural e social de nossos alunos e perceber que muitos dos que se matriculam no ensino médio, poucos terão sucesso em serem aprovados para a série seguinte ou ainda não irão concluí-lo.
O número de concluintes no ensino médio brasileiro hoje é bem expressivo(quando comparado a outros tempos), salvo pelas taxas de rendimento da minoria.
A queda de matrículas no ensino médio repercute muito para a escolarização da população jovem e adulta.E isso ocorre principalmente devido á condição financeira da maioria que precisa trabalhar e não conseguem conciliar as duas coisas. Hoje o trabalho é uma questão central para os jovens brasileiros. Tal como observam Corrocha et al. (2008), reconhecer que em nosso país “o trabalho também faz a juventude”, não significa, de maneira ingênua, defender o trabalho de adolescentes e jovens, mas ao contrário.
Contudo, apesar desta realidade social em nosso país, não podemos deixar que o trabalho seja desculpa de muitos para o abandono aos estudos, pois temos alunos que trabalham e mesmo assim frequentam o EM á noite ou ainda em outro turno.
Josseane Benjamini
Para a permanência dos aluno do ensino médio nas escolas faz-se necessário atribuir intencionalidade ao fazer pedagógico. Aulas sem essa visão "empreendedora esvaziam as salas de aula dia a dia, tornando o ensino médio ineficaz...Esse é o maior desafio dos profissionais educadores.
ResponderExcluir