DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO – CADERNO II
Quadro geral do ensino médio:
o que nos dizem os indicadores sociais
Atualmente nas escolas de ensino
médio em nosso país ( e também Ensino Fundamental) é possível perceber
facilmente a permanência da desigualdade social e cultural, fruto da própria
sociedade inserida.
Para tanto temos que aceitar que ao se tratar
da universalização dessa etapa como meta a ser alcançada numa sociedade justa e
igualitária ou, o mínimo, menos desigual, há que se considerar a diversificação
e a desigualdade da oferta correspondente
a essa etapa educacional que está na fase final da Educação Básica.
Assim sendo nos remetemos a
pensar o quão importante é nosso papel diariamente com a qualidade do trabalho a ser
desenvolvido com os alunos deste ensino médio que hoje temos nas escolas.
Logo pois, é tão tocante verificar a
desigualdade cultural e social de nossos alunos que ao se matricularem no
ensino médio poucos terão sucesso em ser aprovado para a série seguinte ou pior
ainda concluí-lo.
O número de concluintes no ensino
médio brasileiro hoje é bem expressivo, salvo pelas taxas de rendimento da
minoria. A cada ano há uma queda bem significativa de matrículas no ensino médio
que vem se alastrando ano à ano. Isso
repercute muito para a escolarização da população jovem e adulta.
É importante salientar que isso
se deve principalmente á condição financeira da maioria que precisa trabalhar e
não conseguem conciliar as duas coisas. Hoje o trabalho é uma questão central
para os jovens brasileiros. Tal como observam Corrocha et al. (2008),
reconhecer que em nosso país “o trabalho
também faz a juventude”, não significa, de maneira ingênua, defender o trabalho
de adolescentes e jovens, mas ao contrário.
Contudo, apesar desta realidade
social em nosso país, não podemos deixar que o trabalho seja desculpa de muitos
para o abandono aos estudos, logo pois temos alunos que trabalham e mesmo assim
frequentam o EM á noite ou ainda em outro turno.
JOSSEANE BENJAMINI
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