terça-feira, 2 de setembro de 2014

DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO – CADERNO II
Quadro geral do ensino médio: o que nos dizem os indicadores sociais
Atualmente nas escolas de ensino médio em nosso país ( e também Ensino Fundamental) é possível perceber facilmente a permanência da desigualdade social e cultural, fruto da própria sociedade inserida.
 Para tanto temos que aceitar que ao se tratar da universalização dessa etapa como meta a ser alcançada numa sociedade justa e igualitária ou, o mínimo, menos desigual, há que se considerar a diversificação e a desigualdade da oferta correspondente  a essa etapa educacional que está na fase final da Educação Básica.
Assim sendo nos remetemos a pensar o quão importante é nosso papel diariamente  com a qualidade do trabalho a ser desenvolvido com os alunos deste ensino médio que hoje temos nas escolas. Logo  pois, é tão tocante verificar a desigualdade cultural e social de nossos alunos que ao se matricularem no ensino médio poucos terão sucesso em ser aprovado para a série seguinte ou pior ainda concluí-lo.
O número de concluintes no ensino médio brasileiro hoje é bem expressivo, salvo pelas taxas de rendimento da minoria. A cada ano há uma queda bem significativa de matrículas no ensino médio que vem se alastrando ano à ano.  Isso repercute muito para a escolarização da população jovem e adulta.
É importante salientar que isso se deve principalmente á condição financeira da maioria que precisa trabalhar e não conseguem conciliar as duas coisas. Hoje o trabalho é uma questão central para os jovens brasileiros. Tal como observam Corrocha et al. (2008), reconhecer que em  nosso país “o trabalho também faz a juventude”, não significa, de maneira ingênua, defender o trabalho de adolescentes e jovens, mas ao contrário.
Contudo, apesar desta realidade social em nosso país, não podemos deixar que o trabalho seja desculpa de muitos para o abandono aos estudos, logo pois temos alunos que trabalham e mesmo assim frequentam o EM á noite ou ainda em outro turno.

JOSSEANE BENJAMINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário