segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Meu texto do caderno III  - Professora Catarina Minks
O sentido da formação humana integral.
Como promover a formação humana integral para alunos da rede pública do Estado de Santa Catarina? Eis uma pergunta desafiadora, pois, nos leva a pensar na necessidade de uma educação voltada para a emancipação com formação para a reflexão e para a crítica que consequentemente considere a capacidade de promover um indivíduo autônomo tanto intelectualmente quanto moralmente.  Essa formação intelectual também se refere a compreensão do indivíduo em sua inteireza, ou seja, em suas múltiplas dimensões: intelectual, afetiva, social e corpórea.
A escola de hoje tem privilegiado mais a adaptação do que a emancipação, a produção da padronização do que a diferenciação de culturas, entretanto para conseguir a autonomia  intelectual e moral é preciso compromisso com a produção simultânea da identidade e da diferença.
Repensar o currículo é pensar na formação de seres diferentes, melhores que nós, com o que de melhor nós somos, dando ênfase ao desenvolvimento das múltiplas possibilidades de comunicação pelo uso das diferentes linguagens, com formalização entre pensamento e capacidade de comunicação mantendo o gosto pela aprendizagem significativa.
Não cabe mais, e já faz tempo, uma escola com práticas de repetição pura e simples ou com caráter de obrigatoriedade sem um objetivo claro, bem como muitos outros acontecimentos que fazem com que o ensino esteja no patamar em que está hoje. É preciso manter sempre vivo o gosto pelo aprender, pela descoberta, pela investigação e pelo prazer em ter o acesso ao conhecimento com ações educativas que venham ao encontro dessa nova era que vivenciamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário