FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
O CURRÍCULO DO
ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
4. A integração
curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura
na prática escolar
“O currículo é, em outras palavras, o
coração da escola (...). Daí nossa obrigação, como profissionais da educação,
de participar crítica e criativamente na elaboração de currículos mais
atraentes, mais democráticos, mais fecundos.” ( Moreira; Candau, 2007)
4.1. O currículo do
ensino médio e as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia
Questionamentos: 1) Como sair do mundo das ideias e
alcançar a transformação do cotidiano da escola? 2) Como fica a organização
curricular ao conferir estas dimensões constitutivas da prática social (
trabalho, ciência, tecnologia e cultura) que devem organizar o ensino médio? 3)
Como as DCNEM do ensino médio podem ser apropriadas e serem capazes de
mobilizar uma mudança curricular nas escolas de ensino médio?
São muitas
as perguntas, mas o ponto de partida é que qualquer mudança curricular relevante
deva começar da realidade e da construção coletiva dos educadores da
instituição escolar no sentido de desenvolver atividades relacionadas às
dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando atender
às necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais
dos estudantes. Desta forma, é possível pensar uma organização curricular feita
inicialmente por disciplinas e áreas do conhecimento ( recorte do real para aprofundar conceitos) alternadas com atividades integradoras ( imersão no real ou sua simulação para
compreender a relação parte-totalidade por meio de atividades
interdisciplinares). É um grande desafio a ser construído processualmente
objetivando práticas curriculares e pedagógicas que levem à formação integral
do educando e possibilitem construções intelectuais elevadas, mediante a
apropriação de conceitos necessários à intervenção consciente da realidade.
Em suma, uma proposta de ensino médio
nesta perspectiva visa fomentar, estimular e gerar condições para que os
sistemas e as instituições de ensino, com seus sujeitos, formulem seus projetos
em coerência com as suas necessidades e para a consecução de finalidades
universais postas para esta etapa da educação.
4.2. Caminhos possíveis
na construção de uma perspectiva curricular integrada
Entende-se como urgente e necessário avançar
para um currículo plural e inclusivo que abra espaço para que diferentes
etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem, além de outras
categorias da diversidade sejam efetivamente contempladas. Nesse sentido, um caminho que possa favorecer
algumas articulações é o seguinte: 1) Seleção de conceitos fundamentais por
área de conhecimento ( sugere-se um mapa conceitual); 2) Identificação de
conceitos comuns ( inter/intra-áreas do conhecimento). Juntar mapas
disciplinares e a partir daí fazer um grande mapa curricular; 3) Proposta de
contextos problematizadores que
mobilizem os conceitos. Articular com vida cidadãomundo do trabalho. 4) No caso
dos conceitos comuns, viabilizar atividades/projetos interdisciplinares a
partir desses contextos.
GRUPO
4 CISMÉDIO) – Maria Marlena Ko Freitag e
Sonia Mara Viero
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