sábado, 6 de setembro de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
4. A integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática  escolar
“O currículo é, em outras palavras, o coração da escola (...). Daí nossa obrigação, como profissionais da educação, de participar crítica e criativamente na elaboração de currículos mais atraentes, mais democráticos, mais fecundos.” ( Moreira; Candau, 2007)
4.1. O currículo do ensino médio e as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia
Questionamentos: 1) Como sair do mundo das ideias e alcançar a transformação do cotidiano da escola? 2) Como fica a organização curricular ao conferir estas dimensões constitutivas da prática social ( trabalho, ciência, tecnologia e cultura) que devem organizar o ensino médio? 3) Como as DCNEM do ensino médio podem ser apropriadas e serem capazes de mobilizar uma mudança curricular nas escolas de ensino médio?
            São muitas as perguntas, mas o ponto de partida é que qualquer mudança curricular relevante deva começar da realidade e da construção coletiva dos educadores da instituição escolar no sentido de desenvolver atividades relacionadas às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando atender às necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais dos estudantes. Desta forma, é possível pensar uma organização curricular feita inicialmente por disciplinas e áreas do conhecimento ( recorte do real para aprofundar conceitos)  alternadas com atividades integradoras ( imersão no real ou sua simulação para compreender a relação parte-totalidade por meio de atividades interdisciplinares). É um grande desafio a ser construído processualmente objetivando práticas curriculares e pedagógicas que levem à formação integral do educando e possibilitem construções intelectuais elevadas, mediante a apropriação de conceitos necessários à intervenção consciente da realidade.
Em suma, uma proposta de ensino médio nesta perspectiva visa fomentar, estimular e gerar condições para que os sistemas e as instituições de ensino, com seus sujeitos, formulem seus projetos em coerência com as suas necessidades e para a consecução de finalidades universais postas para esta etapa da educação.
4.2. Caminhos possíveis na construção de uma perspectiva curricular integrada
Entende-se como urgente e necessário avançar para um currículo plural e inclusivo que abra espaço para que diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem, além de outras categorias da diversidade sejam efetivamente contempladas.  Nesse sentido, um caminho que possa favorecer algumas articulações é o seguinte: 1) Seleção de conceitos fundamentais por área de conhecimento ( sugere-se um mapa conceitual); 2) Identificação de conceitos comuns ( inter/intra-áreas do conhecimento). Juntar mapas disciplinares e a partir daí fazer um grande mapa curricular; 3) Proposta de contextos  problematizadores que mobilizem os conceitos. Articular com vida cidadãomundo do trabalho. 4) No caso dos conceitos comuns, viabilizar atividades/projetos interdisciplinares a partir desses contextos.

GRUPO 4 CISMÉDIO)  – Maria Marlena Ko Freitag e Sonia Mara Viero

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