terça-feira, 2 de setembro de 2014

Neste texto refletimos sobre a relação existente entre trabalho, tecnologia e cultura nos processos de formação humana, desenvolvidos em diferentes espaços da sociedade. Partimos da compreensão de que o trabalho é fonte de apropriação de conhecimentos e saberes e, portanto uma categoria que precisa ser entendida em seu sentido ontológico. A tecnologia, considerada um elemento característico do ser social, surge concomitantemente ao trabalho, mas no decorrer da história ao se complexificar, transforma em instrumento de legitimação da sociedade capitalista. Abordamos aspectos priorizados na educação do trabalhador no contexto das mudanças tecnológicas, quando a ênfase da formação se pauta no ajustamento técnico da uma força de trabalho. Concluímos reconhecendo e afirmando o potencial emancipador da escola e de seu fazer pedagógico, ao tratar das categorias trabalho, tecnologia e cultura  nos processos e dimensões da formação humana.
Trabalho, ciência, tecnologia e cultura: dimensões da formação humana.
No Capítulo II – Referencial legal e conceitual disposto na RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, prescreve em seu artigo os conceitos de Trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Art. 5º
O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:
I - formação integral do estudante;
II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;
III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;
IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;
V - dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;
VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;
VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;
VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
§ 1º O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.
§ 2º A ciência é conceituada como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.
§ 3º A tecnologia é conceituada como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, pelas relações sociais que a levaram a ser produzida.
§ 4º A cultura é conceituada como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade.
http://portal.mec.gov.br/

SUZANA S DA TRINDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário