terça-feira, 31 de março de 2015

Danilo Gandin - Palavra de Educador

2 comentários:

  1. A escola de hoje está presa a legislação e as imposições das secretarias que as coordenam porém, é preciso que aquele que a coordena mude esta realidade lançando mão de um planejamento mais eficaz. O melhor caminho para se driblar a situação será a elaboração um projeto diferenciado que tenha no planejamento participativo seu arcabouço.
    Toda escola precisa traçar claramente seu planejamento administrativo com a ajuda dos conselhos de educação constituídos dentro da unidade de ensino. Esse planejamento administrativo deve se preocupar em manter financeiramente a escola, além de coordenar sua organização e fazer diário de forma organizada e disciplinada.
    Entretanto é por meio do planejamento pedagógico que de fato se concretizará a ação fim da escola.
    O planejamento participativo tem a natureza de reunir forças quando se busca definir objetivos e traçar caminhos.
    A elaboração de um PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO que use uma metodologia participativa deve perpassar um trabalho individual no qual cada um traz sua proposta, de preferencia por escrito, e logo após, pequenos grupos analisem e elaborem planos de ações que venham a atender aos desejos de mudanças propostos e só então, realizem reunião plenária que retome, organize e comunique o que está ocorrendo... O modelo de planejamento deve ter seu marco referencial claro, com diagnóstico e marco político e programação coerentes aos anseios da educação e da comunidade escolar.

    ResponderExcluir